quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

NUTRIÇÃO


Como aumenta a consciência da importância dos cuidados com a alimentação, os nutricionistas ampliam seu mercado de trabalho. Até mesmo os hospitais têm aumentado a incorporação desse profissional a seus quadros de funcionários.
A nutrição tem interface com muitas áreas e a cada dia se descobre uma novidade. Há vinte anos, por exemplo, ninguém relacionava essa ciência ao esporte. Hoje, essa é uma das áreas mais procuradas pelos recém formados, que precisam ter aptidão para bioquímica e fisiologia se quiserem se dar bem nesse setor.

A profissão:

As atividades do nutricionista são exercidas também por formados em biologia e medicina com especialização em nutrologia. Mas, mesmo bastante concorrido, o mercado de nutrição é amplo e vem incorporando aspectos da vida moderna aos desafios profissionais.
Por causa de clientes mais exigentes, empresas de alimentação têm usado o nutricionista para coordenar pesquisas de produtos e testar receitas, promover degustações e avaliação sensorial. Essa é a atuação em marketing, uma das mais promissoras.
Outras tarefas que podem ser desempenhadas em indústrias alimentícias envolvem a supervisão e a gerência do processo de produção de alimentos como compra e armazenamento de matéria-prima ou produtos acabados, além da observação rigorosa dos procedimentos higiênicos.

A área da nutrição clínica também está crescendo bastante.O trabalho é feito em conjunto com médicos, em geral pediatras ou endocrinologistas, que encaminham pacientes ao nutricionista. Sua incumbência é prescrever dietas, adaptando a alimentação a cada tratamento.
O nutricionista tem capacitação para participar de programas de saúde pública, seja orientando a população sobre a melhor maneira de aproveitar os alimentos, ou em programas de merenda escolar, alimentação em creches, etc.

Atividades:

O nutricionista planeja, administra e coordena programas de nutrição e regimes alimentares em empresas, escolas, hospitais, hotéis e presídios.
De acordo com as estações do ano, define os cardápios das refeições, sugerindo pratos em que os alimentos supram as necessidades nutricionais e calóricas das pessoas.
Seleciona fornecedores e matérias-primas, e acompanha a elaboração da comida. Orienta dietas individuais ou de grupos, supervisionando a preparação dos alimentos.

O aumento do número de empresas de fornecimento de comida industrial amplia as chances de trabalho do profissional, que tem de se registrar no Conselho Regional dos Nutricionistas (CRN) para poder trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário